segunda-feira, 23 de julho de 2012

O começo

Começa hoje mais uma etapa da minha vida.

Tenho uma super amiga que está terminando o curso de nutrição na Unicamp.  "Vira e mexe" conversamos sobre alimentação, mas ela nunca me forçou a me alimentar bem. Como ela mesma diz: a pessoa tem que querer.

Esses dias pra trás, numa mesa de bar, em mais uma de nossas conversas de alimentação, resolvi pedir para ela me ajudar.

Meu drama:

Eu nasci gordinha e assim estou até hoje. Já fiz todas as dietas, já malhei em todos os lugares, já tomei todos os remédios, já apliquei enzimas, fiz dieta da sopa, da proteína e... continuo gorda!

Essa é uma luta que travo desde os meus 6 anos (com essa idade já comecei a ir em nutricionista) e é ela que vou encarar novamente. Não quero mais saber de dietas milagrosas, remédios, produtos... pela ultima vez da minha vida eu vou tentar mudar minha alimentação.

Ser gordinha nunca foi um problema muito grande. Sempre fui feliz assim, namorei muito assim, me vesti bem mesmo sendo assim e isso nunca me atrapalhou.

 De uns anos pra cá (com a doença e morte do meu pai) as coisas desandaram. Minha vida mudou demais e com ela fui mudando meus hábitos. Não é só a ansiedade e a falta que meu pai faz que me fizeram chegar onde eu cheguei. Quando ele era vivo, ele era um dos que mais controlavam a alimentação dentro de casa. Não entrava chocolate, refrigerante, fritura e meu dinheiro era controlado por ele. Com a sua doença, além dele não estar mais ativo para vigiar a alimentação da casa, a gente tinha que ter um momento feliz e esse momento era a hora comer. Minha mãe comprava chocolates e em casa sempre tinha comida boa para nós e para as visitas. Meu pai faleceu e continuamos nessa toada.

Foi assim que cheguei onde estou e agora as coisas estão começando a me atrapalhar. Não acho roupa bonita do meu tamanho, me sinto mais cansada, mal humorada, quando faço exercício meus joelhos doem e usar salto é um sofrimento. Aí sim eu ví que começava a ter problemas de estar nessa comelança toda.

 Ai entra a Ana na história 

Dia 05/10/2013 está marcado meu casamento. Não tem motivos maiores para me fazer querer tanto mudar, né?
Voltando a conversa de bar, resolvi pedir para Ana me ajudar nessa batalha. E ela topou. Topou já ameaçando: Cris, vc vai ter que fazer tudo direitinho, hein? rs.

Começa aí nossa saga.

Ela ainda não sabe do blog e eu ainda não cobrei a dieta. Tive uma ideia e vou fazer diferente.

Como vai ser:

Vou escrever aqui como eu acho que devo me alimentar (com dieta que eu tenho na minha cabeça). Vou escrever diariamente minha alimentação.
A ana vai me corrigindo, me reeducando e dando dicas.
E aí começa a parceria ANA EDUCA CRIS.

Ela ainda não sabe de nada, resolvi criar isso sozinha. Eu tive essa ideia porque quero que ela saiba tudo o que consigo comer quando estou de dieta (sou muuuuito chata para comer) e não quero pegar uma dieta pronta com um monte de coisas que eu não gosto.
Vamos ver o que ela vai tirar ou colocar?

O COMEÇO

Hoje (23/07/2012) começo minha Reeducação Alimentar (R.A). Pretendo emagrecer até o dia 05/10/13  no mínimo 30 kilos.

QUEM VEM COMIGO???

DIÁRIO

10:00
-2 torradas integrais
-1 fatia de queijo frescal
-1 copo de suco de laranja light

12:20
-3 colheres de (sop)a de arroz com feijão (baião de 2)
-2 bifes de filé pequenos
-2 colheres de (sopa) de legumes cozidos (vagem, repolho e cenoura)
-Alface a vontade

15:45
-1 torrada integral
-2 fatias de queijo frescal 

19:40 
-2 colheres de (sopa) de arroz com feijão
-1 pedaço pequeno de filé
-Palmito a vontade

23:00
Sou apaixonaaaaaaada por doces e vou viver tentando achar alguma coisa menos calórica e mais saudável para substituir o amado e terrível chocolate. hehehe...  Tomara que a nutri aprove, né? Segue o doce saudável:

-2 fatias de abacaxi
-1 colher de (chá) de açucar mascavo
-Canela

Coloquei no microondas por 30 segundos. O açucar derreteu e ficou uma deeeeeli!!! Veja:


Foi assim meu primeiro dia de reeducação alimentar.
Será que acertei??? 

PS: A Ana (nutri) recebeu o blog 1 semana depois, então ela começou a orientar no meu décimo dia de dieta, por isso nos próximos dias eu não segui o que ela orientou, só a partir do décimo dia.

Dicas da Nutri  (01/08)

Primeiro, achei super interessante a idéia da Cris. Quero ajudá-la ao máximo, não só para ter um corpo desejado, mas primordialmente pela sua saúde. Sabemos que o excesso de peso pode trazer uma série de problemas, inclusive são fatores preponderantes para o aparecimento das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer, etc.), então, antes de pensarmos em beleza, devemos nos focar na SAÚDE, o resto é consequência. Para isso, a alimentação saudável é ideal. Não gosto muito dessa idéia de dietas "engessadas" e restritivas (como as isentas de lactose, gluten, redução extrema de carbiodratos, lipideos ou proteínas). Os hábitos alimentares do paciente devem ser respeitados e a redução calórica deve ser gradual e aos poucos. Não é nenhuma vantagem perder 10 kg em 1 mês, seu corpo precisa se acostumar e adaptar as mudanças feitas, sem ter uma sensação de "estou passando fome". Precisamos educar nosso cérebro a comer aquilo que necessitamos, não aquilo que desejamos. Mas, enfim, com o passar dos dias, darei mais dicas sobre como podemos nos alimentar de forma saudável sem tristezas.
Vamos lá.

Sobre a alimentação do primeiro dia. Fazendo todos os cálculos, as calorias ingeridas deste dia foram de 1389,17 kcal. O que podemos melhorar? Comer mais, é claro. Para o seu peso atual Cris, esta quantidade que você está comendo está extremamente pouca! Para perder peso (baseada no seu peso atual) você deveria iniciar comendo 2500 kcal.. para perder peso de forma saudável e sem passar fome, Com essas 1390 kcal que você comeu, seu corpo vai entender que você está passando fome! Não devemos começar assim! A alimentação está muito boa, mas claro para quem já tem um peso reduzido. Passe a comer uma quantidade maior agora no início e vamos diminuindo aos poucos, seu corpo precisa se acostumar! 

Gosta de iogurte? Leite? Percebi que você não toma nada de leite durante o dia, no máximo um derivado, que seria o queijo. É de extrema importância o leite e seus derivados. Tomas leite desnatado, fazer uma vitamina com frutas, colocar um pouco de aveia ou linhaça ou algum grão para ficar mais nutritivo é uma sugestão. 
Em relação ao suco de laranja light, não gosta do natural ou quer mais facilidade? Não prefere chupar uma laranja e comer o bagaço? Fibras, fibras, fibras... mais saciedade e ajudam o funcionamento do intestino. 
Vamos incluir algum grão integral nessa alimentação? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário