sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Esclarecimentos - Ana



Olá!
Bom, vamos a alguns esclarecimentos sobre a polêmica dos posts anteriores. Primeiramente, eu não vi o post da Cris e até o momento, nem sabia a história da balinha.
Nunca escondemos de vocês que sou estudante de Nutrição, estou no último período e faltam 2 meses para que eu me torne profissional. A Cris sabia disso desde o início, mas mesmo assim pediu minha ajuda para emagrecer. Nunca fiz nenhum cardápio nem plano semanal para ela, pois sou estudante e prefiro não fazer antes que tenha o CRN. Dei apenas algumas orientações e venho a acompanhando na sua alimentação diária. Nem pretendo começar a atender consultório logo após de me formar, gostaria de adquirir alguma experiência antes e fazer especializações aqui por SP, tanto que não pretendo voltar para Goiânia no ano que vem.
Em relação à Nutrição, esta não é uma ciência “engessada” como, por exemplo, este remédio cura esta doença, a Nutrição não é assim. Cada profissional, cada nutricionista tem sua conduta. Há nutricionistas da linha funcional, por exemplo, as que passam suplementos, as esportivas, entre outras. Alguma está errada? Não. Como disse, cada uma tem sua conduta, e uma pode concordar com a outra ou não. Cabe aos pacientes decidir com qual nutricionista se adéqua melhor e com qual plano alimentar se dá melhor, com o que está disposto a fazer, em quanto tempo, como, qual a disponibilidade e uma série de fatores.
Desde o primeiro post deste blog, disse que a saúde da Cris está em primeiro lugar. Com minha formação, aprendi que sempre devemos priorizar a saúde em detrimento da beleza. Até mesmo minha formação é mais voltada para a saúde pública do que para o atendimento em consultório, por exemplo, mas isso varia de faculdade para faculdade e nenhuma pessoa está errada pela linha que decide seguir. Amo Nutrição e este leque de possibilidades que ela nos abre para o tratamento dos pacientes. Encaro a obesidade como uma doença e um problema de saúde, uma nova “pandemia”, que, por exemplo, o governo não consegue controlar.
Sou a favor de dietas restritivas e de emagrecimento rápido? Não. Mas isso é uma conduta particular de Ana Claudia do Prado, graduanda em Nutrição. Cada profissional tem seu jeito de trabalhar. É como religião, cada profissional tem aquilo que acredita e, se aplica aos seus pacientes e funciona e os mesmos aderem, não há o que nem o porquê discutir. Não me formei ainda, mas minha conduta sempre será priorizando a saúde, a qualidade de vida e a prevenção de doenças. E, tenho total segurança para dizer que a Cris não está prejudicando sua saúde com a Reeducação Alimentar.  Um fato isolado não interfere no sistema como um todo. Comer uma feijoada quando só tem feijoada e porque é saborosa, comer uma balinha pois só tem balinha não interfere tanto em um processo que durará um longo período de tempo. Mas, não concordo com almoçar duas balinhas e, jamais orientaria nenhuma pessoa a fazer isso. E, mais uma vez repito que não sabia do ocorrido. Sempre orientei a Cris a comer de 3 em 3 horas e nunca substituir as grandes refeições.
Precisamos entender que não é fácil se reeducar. Parar de fazer algo que você sempre esteve acostumado a fazer para mudar completamente, seguir a direção oposta. Às vezes haverá deslize sim.  Também haverá dias em que ela não vai conseguir. A alimentação está ligada a uma série de fatores como fisiológicos, psicológicos, sociais, emocionais, etc. A gente diz que é a alimentação é o fator mais presente na nossa vida. Nos alimentamos todos os dias, várias vezes. Em casa, fora de casa, em diversos locais e contextos diferentes. E contando com isso que a Nutrição é individualizada. Por exemplo, para falar da reeducação da Cris, é preciso saber de sua vida, do seu passado, dos seus objetivos, dos problemas sociais, emocionais, da avaliação de parâmetros antropométricos, bioquímicos, patologias associadas e de muitos fatores envolvidos que não são divulgados aqui no blog pois são questões pessoais.
A Nutrição é uma ciência maravilhosa e aberta. E é por isso que sou apaixonada por ela. Há possibilidade de discussão, de inovação e principalmente de variedade. Seria muito ruim se todas as nutricionistas fossem iguais e tratassem seus pacientes da mesma maneira, vocês não acham? É muito bom podermos escolher a forma com que queremos ser tratados. Não julgo ninguém, nenhuma nutricionista nem nenhum paciente pela escolha, da mesma forma espero que não me julguem como estudante/profissional.
Bom, é isso. Espero ter esclarecido sem mágoas! :]
Beijos
Ana.

3 comentários:

  1. Obrigada, Ana, por estar comigo nessa!!!

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Ah Ana e Cris, parece-me que este foi o mês dos episódios das discórdias.
    Primeiro com a Flavia do Flavia's World, agora venho aqui e topo essa bagunça.
    Blog é pessoal, mas também é público.
    Pessoas visitam e se sentem no direito de falar o que quiser.
    Não li o post da balinha e nem sei do que se trata.
    Mas quero deixar claro aqui que há pessoas que quando se sentem lesadas, no caso pelo que entendi, pacientes de uma nutricionista não citada, pegam pesado mesmo, falam um monte e te julgam.
    Provavelmente eu faria algo parecido se fosse com alguem que gosto, se eu tivesse visto, teria brigado POR você.

    Admiro sua atitude de ter pedido desculpas, mas sinceramente, não se deixe abalar, como diria minha mãe, "Em merda, quanto mais mexe, mais fede"

    Então bola pra frente sua linda, pois como disse, tenho aprendido muito com você.

    Quanto a Ana, mulher, os leitores do "Ana educa Cris" (entenda 'leitores' como aqueles que torcem pelo sucesso de Cristina) sabem que tu ainda é estudante (mesmo que quase se formando) e que são dicas de amiga que tu sugere.
    Seria o mesmo, ao meu ver pelo menos, que uma pessoa que se alimenta bem, ajudando uma amiga com o que sabe.
    Ponto.

    Cris, estamos aqui pra te apoiar nas jacadas, nas brigas, nos pandemônios.
    Estamos aqui pra comemorar sua saude, seu bem estar, seu emagrecimento, sua felicidade.

    Choramos suas lágrimas.
    Rimos com suas alegrias.
    ;)

    força e foco!

    xêro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida! Fico muito feliz por todas as suas palavras e pelo seu apoio. Pode deixar que vou continuar essa batalha de cabeça erguida, pois sou de carne e osso, cometo erros e acertos e ainda tenho muito o que errar, aprender e acertar nessa minha vida!!!
      Beijinhos e muito obrigada mesmo!!!
      Cris

      Excluir