sexta-feira, 27 de julho de 2012

O terror da dieta: finais de semana

5 dias de R.A 

Bom dia!!!
Hoje é sexta e o terror da dieta "final de semana" está chegando.
A minha maior dificuldade é comer saudável nesses dias. Vou fazer o possível e o impossível para continuar firme e forte nessa batalha. Vou fugir de festinhas e de comidas tentadoras.
Vem comigo?

Hoje tem malhação!!!

Diário

08:30 (a mesma de sempre)
- 1 pão de forma light com requeijão light
- 2 fatias de peito de peru light
- Meio copo de leite desnatado
- 1colher de (sobremesa) de toddy light

10:30
- 2 damascos secos
Meu lanche da manhã foi furada! 
Trouxe um iorgute desnatado da taeq sabor mel e coloquei 4 colheres de chá de granola.
Quem disse que dei conta de tomar??? 
Gente, é a coisa mais horrível do mundo. Não tem doce nenhum, é azedo, sem gosto... e por causa disso tomei duas colheres de chá dele e joguei fora. =~ NÃO COMPREM! ehehe

Sorte minha que minha colega trouxe damasco seco e eu comi 2.

11:30 
- Meia alfarroba
Lembrei que tinha anfarroba de coco na minha bolsa e comi a metade pra não comer o mundo no almoço.  Eu nunca tinha experimentado. MINHA GEEEEEEENTE, É COISA DE DEUS. Uma delicinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Prometo só comer quando a vontade do chocolate apertar.

O que é alfarroba? 

É uma barrinha que parece chocolate, mas não é. Não contém glúten, açucar e lactose.
A nutricinista Carol explicou que a alfarroba é uma vagem e surgiu como um possível substituto do cacau por seu sabor parecido, mas composição diferente por ser isento de glúten, lactose e cafeína, além de possuir um menor teor de gordura que o cacau. Veja aqui: http://www.lalanoleto.com.br/2012/dieta-alfarroba-ou-cacau-qual-a-melhor-escolha/#comments
13:30 (O que eu faço com toda essa fome que eu chego na malhação?)
 - 2 colheres de (sopa) de arroz
- 2 colheres de (sopa) de feijão
- 1 colher e meia (de servir) de carne moída com batata e cenoura (tirei a maioria das batatas)
-Salada
-5 uvas


16:30
1 cajú 

21:30
- 3 colheres de (sopa) de arroz
- 2 pedaços pequenos de fraldinha (dizem que é uma das carnes com menos gordura. Procede?)
- Vinagrete a vontade

O jantar foi num restaurante novo aqui de Goiânia chamado Jonh Boy Grill. Genteeee, ameeeeeeei, super indico. O atendimento é dez, o lugar é uma gracinha, super em conta e a comida nem preciso falar, né? rs... Comi o que acho que podia e é claro que morri de passar vontade, mas tudo bem.

Dicas da Nutri

Bom, a fome da malhação você já sabe né? Essas 1300 kcal que anda ingerindo vão fazer você passar fome mesmo! Em relação a fraldinha, é uma das carnes mais magras sim e parabéns pela escolha!
Vamos a alfarroba: A alfarroba é um substituto do cacau como a Cris disse. Alguns estudos apontam que a alfarroba pode reduzir o colesterol, entretanto ainda não é "oficializada" como um alimento funcional. Vamos comparar a barrinha de Alfarroba com Coco com o chocolate 70% cacau:


Chocolate 70% Cacau
Alfarroba com Coco
Valor energético
136 kcal
95 kcal
Carboidratos
9,4 g
11 g
Proteínas
2,6 g
0,8 g
Gorduras Totais
9,8 g
6,3 g
Gorduras Saturadas
5,4 g
5,0
Fibra Alimentar
2,3 g
3,8 g
Sódio
6,3 g
0 g

Você pode ver que as diferenças não são tantas assim, ambos possuem gorduras correspondente a aproximadamente 23% do Valor diário de gorduras saturadas (baseado numa dieta de 2000 kcal). Qual eu recomendaria? Depende. Se a compulsão por chocolate for tanta, a alfarroba é uma opção, assim como o chocolate 70% cacau. Olhe uma curiosidade, publicada na revista eletrônica Nutrição em Pauta:

"É o chocolate amargo, do ponto de vista de saúde, que possui maiores benefícios. Apesar da gordura do chocolate ser originária da manteiga do cacau, sendo rica em gorduras saturadas, um terço desta gordura é de ácido esteárico que, mesmo saturado, não aumenta os níveis do colesterol LDL (lipoproteínas de baixa densidade). Além disso, possui na sua composição antioxidantes fenóis que neutralizam os radicais livres que danificam as células e possui efeitos estimulantes mais duradouros que da cafeína devido à substância chamada de teobromina." 
O mesmo não falam ainda da alfarroba! Vamos parar de pensar só em calorias e pensar no alimento como um todo?

 

2 comentários:

  1. Tona, vc esta muitoooooo bem na sua dieta. Esta perfeita. Coloquei alguns dias na contagem de calorias e todas sobraram kcal. Continue assim vc vai ver que cada esfirco vai compensar. Pela sia saude, pelo seu corpo, pelo seu casamento... Sua auto- estima, suas roupas.... Tudo por voce e mais ninhuem. Voce!!!!! Entendeu!!! To aqui para te ajudar, mais do que ninguem quero te ajudar muito. Sei o quanto e dificil, tentador.... E tudo mais... Mas de uma coisa eu digo.... Compensa... Viuuuuuuuu... Conta comigo sempreeeee

    ResponderExcluir