sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Quantidade de gordura nos alimentos - Nutri

Olá.

Como prometido, eu estava preparando um material aqui pro blog sobre quantidade de gordura nos alimentos. Também farei um sobre sal e açúcar, mas vamos começar com as gorduras.
Estou fazendo estágio no Hospital das Clínicas da Unicamp, no ambulatório de Oncologia e decidimos fazer alguns vidrinhos para mostrar para os pacientes o que tem nos alimentos e, resolvi compartilhar aqui com vocês porque é bem interessante. 
Muitas vezes ingerimos os alimentos e nem sabemos ao certo o que aquele alimento contém. Então, basicamente fizemos assim: pegamos o rótulo de determinados alimentos e olhamos a quantidade de lipídeos presentes nos mesmos. Pesamos em uma balança e colocamos em um vidrinho e, aqui estão os resultados:

Bolacha recheada (3 bolachas) - Creme de leite (três colheres de sopa) - Miojo (1 miojo)
Club Social (1 pacote) - Salsicha (1 salsicha) - Leite integral (200ml) - Leite desnatado(200ml)

Reparem no Macarrão instantâneo (Miojo), a quantidade de gordura (representada pelo óleo) que ele contém. Mas por que? A massa do miojo é rica em gordura, por isso que ele cozinha tão rápido. Isso que eu ainda nem mostrei a quantidade de sal (que já está presente na massa) naquele tempero que vem no saquinho! Mas aguardem, em breve vocês poderão ver.
Olhem também a salsicha... 1 unidade apenas tem 13 g de gordura! Se colocada em um hot dog, ainda tem a maionese, o catchup, o pão, a batata palha e as vezes o milho verde enlatado. Pensem na alta quantidade calórica dessa preparação! 
A diferença do leite integral e do desnatado é notável. A diferença é gritante. 

Por isso, vamos aprender a olhar o rótulo? Os ingredientes presentes? Já vou preparar um post sobre como entender os rótulos, a tabela nutricional, as porções, o sódio, tudo.Estou preparando também post sobre fast foods, sal, açúcar e algumas dicas sobre os tão famosos alimentos funcionais e seus benefícios.

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, vou tentar estar sempre por aqui! Se quiserem saber de outros alimetos, podem perguntar!

E... PARABÉNS Cris! Você viu, mais de 4 kg! Vamos lá... se anime! Com a reeducação alimentar os resultados vão estar sempre presentes!! :) Estou muito feliz!!

Ana.

7 comentários:

  1. Ana, estou chocada com a quantidade de gordura. Meu Deus, a gente come o Social Club achando que está comendo light e olha só.

    Adorei o post, faça mais. Muito obrigada por divulgar isso pra gente.

    Carla Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla! Que bom que gostou! Se prepare para a Coca-cola! hahaha
      Prometo que vou tentar estar sempre por aqui!

      Excluir
  2. meu deus, estou chocada!

    Aline
    (hojecomidireitinho.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa dá até nojo de comer né? Fico imaginando eu pegando esse olho puro com uma colher e engolindo... urgh! Mas muito legal mostrar assim, faz a gente pensar muito antes de consumir. Refrigerante eu tenho nojinho por causa de uma foto que vi da quantidade de açúcar que tem.
    http://meumanequim40.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ver assim assusta muito mais! Arrasou na ideia!

    ResponderExcluir